Afinal, o que significa ter empatia com alguém?

Você sabe qual o significado de empatia? Em grego empatheia significava “paixão”, o que então sugere o significado de empatia como uma comunicação ou ligação afetiva com o outro.

O significado de empatia é se colocar no lugar do outro e de suas emoções sem vivenciá-las. É compreender o que o outro sente e tentar entende-lo sem sofrer com isto também, às vezes até sofremos, mas esta não pode ser a ideia se quisermos ajudar.

É imaginar o que o outro está passando, mas não é, porém, tentar ajuda-lo como você gostaria de ser ajudado. E isso pode ser difícil de entender num primeiro momento, mas empatia é ajudar o outro como ele mesmo gostaria de ser ajudado.

A empatia é a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo.

Quando me conecto em empatia com alguém, fico mais próximo de procurar uma solução que faz sentido praquela pessoa, dentro da história de vida dela, de acordo com o que ela sente e vive naquele momento, e isso não tem nada a ver comigo.

Quando procuro fazer com o outro o que eu gostaria que fizessem comigo, eu estou trabalhando focado na minha experiência e não na experiência que se apresenta pra mim.

O macaco vê o gato com fome e, num gesto de ajuda, oferece a ele sua única banana. Era o que macaco gostaria de ter recebido, afinal. Porém o gato não consegue comê-la, é muito doce pra ele. Resultados: ambos passam a noite famintos.

Percebe como o conceito de empatia é tão importante?

Ser empático é o mesmo que ser simpático?

Não confundam a empatia com simpatia. Simpatia é uma resposta intelectual, o de ser simpático em algumas situações em que não gostaríamos de ser. Já com a empatia, é ser ou não ser, porque estamos falando de emoção, de paixão, compreensão e não de um tópico da educação comportamental, ou seja, a etiqueta.

Mas ser empático às vezes não necessariamente nos capacita à ajudar alguém, ao contrário, a empatia nos pede confiança na capacidade daquele ser humano de cuidar de si mesmo. Às vezes apenas respeitar aquele momento, com silêncio e a presença, já ajuda (e muito) a pessoa que precisa.

Em psicologia, o significado de empatia é de ajudar a entender o comportamento das pessoas. Porque agem ou reagem de forma diferente a mesma situação ou algumas situações parecidas.

E as reações de cada um estão ligadas diretamente a cultura, educação, religião e ambiente onde vive. Só o fato de entendermos e sermos empáticos no momento em que estas pessoas sofrem, sejam os motivos os mais variados possíveis, já faz com o que o outro e você se sintam melhores.

Não confunda a empatia com piedade

Não confunda empatia com ter dó, dó ou piedade é um outro sentimento. O significado de empatia é o poder de se colocar no lugar do outro, sentindo suas dores e perdas.

O significado de empatia, portanto é o de se importar com o que alguém sente, se colocando no lugar dele e na situação em que ele vive. Além de respeitar aquela situação e aquele contexto.

Com ou sem a responsabilidade de ajudá-lo, mas sim de entende-lo e se possível de não o julgar.

Muito em moda a palavra empatia, mas pouco entendida e praticada nos dias de hoje com a intolerância que é resultado de uma cultura que supervaloriza o individualismo.

Ficou claro que o significado de empatia?

Se neste momento então eu perguntasse a você que está lendo este artigo, o que é empatia, ou melhor qual o significado de empatia, você me diria o que?

  • Que é acolhimento
  • Se colocar no lugar do outro
  • É não julgar
  • É entender o outro de acordo com as necessidades dele
  • É ser tolerante, respeitoso e ter confiança

Pode ser tudo isto junto? E ser simpático, cabe na empatia? Ter piedade é empatia?

São conceitos que podem, sim, andar juntos, e um não está mais certo ou mais errado que o outro. O importante de em si saber diferenciar cada um, é que podemos ter mais autonomia pra escolher o melhor pra cada momento e situação, de acordo, claro, com a nossa disponibilidade.

Espero que tenham gostado do artigo e, caso tenha se interessado, em aprofundar-se sobre o tema, te convido a conhecer um pouquinho do meu trabalho com a comunicação não violenta.

Grande abraço!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do(a) autor(a).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar