PUBLICIDADE
InícioEducaçãoBrincadeira sem dúvida é coisa séria!

Brincadeira sem dúvida é coisa séria!

Por Luciana Rossi Nascimento, Neide Rossi, Maria Zilda da Silva Barbosa

Certamente o brincar é muito importante para as crianças dentro da escola, pois a brincadeira auxilia no desenvolvimento físico, mental e social. Sabemos também que o brincar é algo inerente nas crianças, mas, sem dúvida, deve ser incentivado (por nós educadores), para que elas se apropriem desse ato.

Os primeiros questionamentos sobre o brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas focavam a cultura”, diz Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. No fim do século 19, o psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) buscavam compreender como os pequenos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura. Até então, a concepção dominante era de que eles não faziam isso.

Wallon, defende o brincar e o brinquedo juntos como uma forma de estruturação do Eu da criança. Esse é um meio que possibilita a construção da personalidade. Quando se tem um espaço organizado para isso e a disponibilidade desse material, isso fundamentaria a fluidez das emoções e pensamentos, dando-lhe mais conhecimento para se desenvolver uma pessoa completa.

Piaget, diz que a criança exploradora, construindo seu conhecimento, dando ênfase na inter-relação do ambiente com o individuo, compreende a utilidade e funcionamento das estruturas do mundo.

Vygotsky, aponta o brincar na primeira infância um meio para o desenvolvimento psicológico e sociocultural da criança, sendo fundamental pelo fato de poder criar situações diversas, de forma que imaginaria aquilo que passaria despercebido pela criança na brincadeira se torna regra. A partir de todas essas teorias e referências o lúdico caminha junto com o didático e é ai que entramos com planejamento. E através do brincar, podemos orientar às crianças que é importante descobrir, inventar, exercitar, conferir suas habilidades. E que o brinquedo proporciona a iniciativa; autoconfiança; estimula aprendizagens; o desenvolvimento da linguagem; do pensamento; da concentração e da atenção. Sendo assim, as crianças interagem e expressam, comunicam seu mundo interno.

A criança e o brincar são conjunturas indissociáveis, brincar é tão relevante a criança quanto o trabalho aos adultos. Ao pensar na criança precisamos pensar no tempo  que proporcionaremos momentos  de ser e sentir-se criança.

Criança que não brinca não se desenvolve, não interessa-se, entusiasma-se, não é sensível e nem afetivo pois não aprende a ser. Devemos com educadores, pais e sociedade entender o brincar como uma linguagem infantil, uma forma como os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas usam para falar de forma não convencional, mas para expressar-se e manifestar suas vontades, sentimentos e inquietudes.

Ao brincar por exemplo com uma boneca, a criança apreende acontecimentos que vê e observa no seu cotidiano, repete o que vê o adulto fazendo, incorporando e  repetindo o mesmo na brincadeira. Se brinca com a boneca com agressividade, batendo e empurrando-a certamente está pretendendo comunicar-se, refazendo com seus brinquedos, cenas vivenciadas em sua vida e comportamentos de adultos, usando essa linguagem para falar “foi isso que aprendi e vivenciei” dai então a necessidade de se mediar as diversas ações do brincar e atenção ao modelo que se dá a criança.

Nós educadoras buscaremos sempre incentivarmos nossas crianças a estarem brincando, seja de forma dirigida ou livre, com a nossa participação, interagindo com as mesmas, mostraremos que brincar nada mais é do que comunicar-se em uma linguagem universal. As crianças através da brincadeira conhecem e compreende o mundo em que esta inserida. Ao brincar ela desperta suas emoções e frustrações aprendendo a lidar com as mesmas, entende a importância do outro através das parcerias que faz ao brincar, compreendendo  que perde-se a ganha-se e a compartilhar.

Entusiasmamos cada vez mais a criança a brincar livremente, assim ela constrói seu meio, diverte-se e se desenvolve de forma saudável. É brincando que elas aprendem a dar sentido ao mundo. Porque brincar realmente é coisa séria.

Referencias Bibliográficas:

Veja também...

PUBLICIDADE