Etiqueta para Controle de Patrimônio

Qual material devo usar para uma durabilidade em longo prazo?

Etiquetas e Placas de Patrimônio são utilizadas para identificar e rastrear móveis, equipamentos de informática, ferramentas de trabalho, auto veículos, etc.

O material escolhido para a confecção de Etiqueta para Controle de Patrimônio dessas placas deve garantir que a mesma permaneça no bem etiquetado e que a qualidade da impressão seja preservada no decorrer dos anos de uso desse objeto, mesmo se sujeita a condições extremas de limpeza e situações climáticas adversas.

A escolha de material adequado somado à tipologia de impressão adequada será fundamental para garantir uma solução de controle patrimonial permanente e de qualidade inalterada ao longo dos anos.

Para a confecção de placas para controle de ativo imobilizado eficientes devemos considerar as seguintes características:

  • Qual a superfície: onde serão fixadas as etiquetas de patrimônio: lisas, enrugados, jateadas, materiais orgânicos (tipo madeira, plásticos) ou não;
  • Qual a Geometria: da superfície: plana, curva, irregular;
  • Qual a Exposição desse ativo: interna ou externa, sujeito a severas condições climáticas tipo sol, chuva, umidade.

Respondidas as perguntas acima passamos a fase de escolha do tipo de fixação ideal para as nossas placas para controle de ativo fixo.

Essa fixação se dá de duas formas:

  • Adesivo 3M: O qual é aplicado na etiqueta e a mesma é colada nos bens a serem identificados;
  • Parafusos ou Rebites: Neste caso são realizados furos no corpo da etiqueta que proporcionarão a fixação através dos rebites ou parafusos.

Impressão em Alta Definição

A qualidade de impressão em alta definição contribui diretamente para a durabilidade da precisão durante a leitura dos dados impressos em cada etiqueta patrimonial.

A aplicação de uma película de proteção garante uma excelente durabilidade da impressão e a legibilidade do Código de Barras ou o QR Code inalteradas ao longo do tempo.

Essa película de proteção irá garantir as placas para controle de ativo fixo uma resistência maior ao envelhecimento, exposição aos raios UV e produtos de limpeza.

Características técnicas de cada matéria prima para a confecção das Etiquetas de Patrimônio  

  • Etiqueta Patrimonial em Alumínio: O material Alumínio anodizado possui alta resistência e durabilidade, uma Etiqueta Patrimonial em Alumínio é ideal  para condições de trabalho severas que exigem resistência a abrasão e produtos de limpeza.
  • Etiqueta Patrimonial em Aço Inox: Material de alta resistência e durabilidade, uma Etiqueta Patrimonial em Aço Inox é ideal para condições de trabalho severas, o Aço Inox enfrenta com ótima resposta o contato com substâncias corrosivas e produtos de limpeza pesada entre outros.
  • Etiqueta Patrimonial em Policarbonato: Material de alta resistência e durabilidade, uma Etiqueta Patrimonial em Policarbonato  é ideal para condições de trabalho severas e pode ser exposta a grande variação de temperatura sem danos no material.
  • Etiqueta Patrimonial em Poliéster: Material muito flexível, de alta resistência e durabilidade, uma Etiqueta Patrimonial em Poliéster é ideal para as mais variadas condições de trabalho.
  • Etiqueta Patrimonial Destrutível: Uma Etiqueta Patrimonial Destrutível oferece a garantia da impossibilidade da remoção e reutilização da mesma etiqueta em outro objeto.
  • Etiqueta Patrimonial Void: Uma Etiqueta Patrimonial Void oferece a garantia da impossibilidade da reutilização da mesma etiqueta em outro objeto, pois a mesma quando removida deixa na superfície onde foi aplicada a escrita VOID e a etiqueta removida terá espaços vazios com a escrita VOID.
  • Etiqueta Patrimonial em Papel Couchê: Uma Etiqueta Patrimonial em Papel Couchê oferece um grande benefício com relação ao custo do material, porém devemos estar atentos ao local de aplicação destas etiquetas. O papel couchê possui ótimo desempenho em aplicações onde o objeto identificado não será exposto a condições severas de trabalho.
  • Etiqueta Patrimonial em Bopp: Uma Etiqueta Patrimonial em Bopp apresenta uma boa resistência ao contato com umidade e boa resistência contra rasgos. O Bopp possui ótimo desempenho em aplicações onde o objeto identificado não será exposto a condições severas de trabalho.

Agora que sabemos todos os detalhes a serem analisados para a correta escolha das nossas placas para controle de ativo fixo, como a tipologia da superfície onde será instalada, qual a geometria dos bens e qual o tipo de exposição climática será submetido esse bem a ser etiquetado, podemos proceder com a escolha do material mais adequado a necessidade de tal aplicação.

Analisando os dados acima descritos e as características técnicas de cada material teremos uma escolha tecnicamente assertiva e eficiente.

Você pode gostar