fbpx

Investidor estrangeiro de volta à B3?

Investidor Estrangeiro

Após uma maciça fuga de capital internacional ao longo de praticamente todo o ano de 2020, o mercado acionário local parece estar finalmente entrando no radar do gringo. 

Para engatar a alta de 13,5% em novembro, até o dia 19, o Ibovespa contou com uma contribuição importante do fluxo estrangeiro para a B3. 

No mês, até o dia 18, houve o ingresso líquido (compras menos vendas) de R$ 25,7 bilhões de recursos internacionais em ações da Bolsa brasileira. 

O movimento é apontado por especialistas como a combinação de uma menor aversão a risco global passadas as eleições nos EUA e de uma vacina prestes a ser descoberta, com preços ainda atrativos no Brasil por conta da desvalorização cambial. 

No entanto, é também consenso que os grandes bolsos dos mercados desenvolvidos devem manter o direcionamento de uma parte do dinheiro para a região apenas se o nosso governo fizer a lição de casa. 

O que quer dizer arrumar a preocupante dinâmica da dívida pública. E os prognósticos não são muito animadores. 

Somos hoje um caso muito claro de risco de dominância fiscal”, afirmou Armínio Fraga, fundador da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central (BC), nesta semana.

O quadro de dominância fiscal ocorre quando a dívida do governo cresce em ritmo bem acima da receita por um período prolongado, o que tende a gerar inflação e levar a uma alta dos juros. 

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, contudo, os esforços recentemente dispensados pelo governo vão justamente no sentido de evitar que esse cenário se materialize. 

Nosso foco na reforma da Previdência, na derrubada da relação dívida/PIB e em impedir aumentos do funcionalismo foi exatamente para impedir dominância fiscal”, disse o ministro, na quinta-feira (19). 

Para saber mais sobre o recente entusiasmo do estrangeiro com o mercado brasileiro, apesar dos pesares, leia esta matéria do InfoMoney.

Por Lucas Bombana, repórter de Investimentos do InfoMoney

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on telegram
Share on email

Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do(a) autor(a).