fbpx

O que é mindset de mudança?

Mindset de Mudança

Mindset é a junção de duas palavras da língua inglesa, mind (mente) e set (configuração), portanto, podemos entender mindset como configuração da mente.

Mindset também popularmente conhecido como modelo mental, que representa a nossa visão de mundo, ou seja, a maneira como o enxergamos com base em nosso sistema de crenças e valores.

O mindset é um dos fatores mais poderosos para influenciar as nossas percepções e escolhas na vida pessoal e profissional. Certas situações podem ser percebidas como muito difíceis para algumas pessoas, enquanto para outras, a percebem como fáceis. Por esta razão, muitas pessoas têm mais dificuldade para mudar algo na vida do que outras.

Pessoas com facilidade para mudar são aquelas que possuem o mindset de mudança desenvolvido, ou seja, um modelo mental progressivo. Essas pessoas estão mais dispostas a correr riscos e explorar novas perspectivas. Isso não significa que elas não sentem medo, que é comum, a todo ser humano.  A diferença é que as pessoas que desenvolveram o mindset de mudança, seguem em frente, apesar do medo, porque entendem que a mudança as levará para outro nível de desenvolvimento do seu potencial.

Mindset de mudança é a competência central que diferencia as pessoas que crescem na vida daquelas que ficam estagnadas. Não existem pessoas certas ou erradas, existem as que desenvolveram o mindset de mudança porque enxergaram as diversas possibilidades que o mundo apresentou, e as que não o desenvolveram porque preferiram garantir o status quo, ou seja, contentaram-se com a situação em que viviam e acharam que não valia a pena mudar.

A tendência é que as pessoas com mindset de mudança reinventem-se várias vezes ao longo da vida, abrindo diferentes ciclos aprendizagem e crescimento. Enquanto as pessoas que não desenvolveram o mindset de mudança, são felizes em viver na mesma casa a vida toda; gostam de frequentar os mesmos lugares para serem reconhecidas; ficam à vontade onde as pessoas as chamam pelo nome e conhecem as suas preferências. Elas tendem a trabalhar na mesma empresa até se aposentarem, porque entendem que o tempo investido e o custo da mudança desse ambiente supostamente seguro não vale a pena correr riscos. De novo, não existe certo ou errado, tudo é uma questão de preferência, daquilo que faz cada um feliz. Quiçá o mundo precise desse equilíbrio, de pessoas que são motivadas pela estabilidade enquanto outras, são pela mudança.

Em qual grupo você se encontra?

A boa notícia é que se você se vê hoje como alguém que não tem o mindset de mudança desenvolvido, saiba que é possível mudar.

O primeiro passo é decidir mudar, em seguida, revisar e identificar possíveis crenças disfuncionais que podem estar sabotando o seu crescimento. O segundo passo é reformular as crenças e, de maneira consciente, libertar-se de pensamentos automáticos que nos levam sempre para o mesmo lugar. Quando conseguimos frear pensamentos automáticos fixos e reformular crenças disfuncionais, passamos a caminhar de forma progressiva rumo ao desenvolvimento do mindset de mudança. Espero que este texto tenha sido esclarecedor para auxiliá-lo em sua jornada de desenvolvimento, inspirando-o a dar o primeiro passo. Contudo, se você acreditar que isso não é possível, talvez esta seja a primeira crença disfuncional que você precisará reformular. Boa vida, boa mudança!

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on telegram
Share on email

Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do(a) autor(a).