O termo “feedback” pode ser definido como o retorno que um indivíduo dá a outro sobre determinado assunto ou método, com o objetivo de desenvolver certas competências individuais e/ou coletivas. Porém, nem todo feedback tem valor significativo durante o processo de evolução.
Abaixo, listamos os principais tipos de feedback e suas características.
Feedback positivo:
Visa trazer à tona as qualidades do indivíduo que estão fazendo com que ele se destaque na empresa.
Feedback construtivo:
Pretende dar as ferramentas que o funcionário precisa para alcançar patamares ainda maiores dentro da empresa.
Feedback pessoal:
Ofeedback pessoal é feito exatamente após uma determinada atitude ou um comportamento, permitindo que a situação seja esclarecida e os mal-entendidos, evitados.
Feedback insignificante:
Costuma ser genérico, pobre em argumentos e, com isso, contribui pouco ou quase nada para o crescimento do funcionário.
Feedback negativo:
Para alinhar metas e objetivos que o funcionário precisará cumprir para ter o desempenho desejado ou mesmo para correção de alguma postura.
Feedback ofensivo:
Além de não contribuir para o crescimento pessoal, ele é altamente prejudicial ao estado emocional de quem o recebe.