Você já se lembrou de sorrir hoje?

pessoas.

Você já parou para pensar no quanto um sorriso pode ser transformador?

Certamente houve momentos na sua vida em que você sorriu: um beijo, uma nota, uma conquista, uma promoção, uma aquisição, um abraço, um colo, um olhar, um carinho…

Quantas lembranças maravilhosas um sorriso pode nos trazer, não é mesmo!?

Por isso, quero lhe fazer um convite: esqueça por um instante as dores da vida, esqueça a corrupção, a tristeza, o cansaço, esqueça as obrigações que você tem nos próximos minutos. Abra uma grande mala e coloque todos estes pensamentos lá dentro e a feche. Agora, tire dois minutos apenas para sorrir!

Olhe ao seu redor e observe a luz do sol. As flores. As crianças…

Olhe também para o rosto das pessoas que estão próximas a você…

Consegue perceber o semblante pesado?

A maioria delas está preocupada com os mesmos pensamentos que você decidiu colocar dentro da mala por alguns instantes! Elas estão tão cansadas que não conseguem levantar os olhos para ver a vida e sorrir para ela!

Sabe como você pode ajuda-las? Sorria!

Pode ser um sorriso tímido ou um “de orelha a orelha”, pode ser um sorriso rápido ou beeeemmmm demorado… o importante é que seja sincero. Quando você sorrir para as pessoas, elas vão interromper aquele ciclo de preocupações para pensar no motivo que está lhe fazendo sorrir. E isso vai fazer com que elas também estejam dispostas a sorrir junto com você!

Eu sei que às vezes é difícil sorrir. E isso costuma acontecer quando estamos diante de um grande desafio ou problema. Mas se você aproveitar o restinho dos seus dois minutos com as preocupações trancadas dentro da mala, busque na memória aquilo que lhe fez sorrir antes. Pode ser o que você quiser:

  • Pode ser aquele beijo que você tanto sonhou
  • Pode ser aquele momento que você guarda com tanta saudade na sua memória;
  • Pode ser o calor do abraço dos filhos e os momentos em que eles lhe disseram: “eu te amo”;
  • Pode ser a lembrança de uma árdua batalha vencida;
  • Pode ser a lembrança de que você é alguém amado e querido por sua família e amigos…
  • Pode ser a certeza de que você nunca está sozinho, de que Jesus está ao seu lado;
  • Pode ser…

Sorria! A vida é rápida demais para perdermos tempo esquecendo de sorrir!

E agora, antes de você abrir de uma vez só aquela mala, faça o seguinte: abra um pouquinho só. Pegue um pensamento de cada vez e olhe para ele. Sorria.

E siga em frente!

Um grande abraço!

Egon Griesang

Egon Griesang é palestrante, escritor, bacharel em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA; Pós Graduado em Ministério Pastoral pelo Seminário Concórdia, de São Leopoldo, RS. Atualmente, é mestrando em teologia com foco de pesquisa de dissertação no perdão. Autor do Livro PazVivida. Motivado por sua caminhada de fé e vivências pastorais, é pesquisador na área dos relacionamentos. Palestrante da 23 Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do(a) autor(a).